Os Avanços da Fé

Ora, àquele que faz qualquer obra não lhe é imputado o galardão segundo a graça, mas segundo a dívida” (Rm 4.3) — Sabemos que Abraão é o pai da fé. Mas que fé era esta? A palavra de Deus nos diz que a fé vem pelo ouvir a Palavra de Deus (Rm 10.17). Abraão ouvia a voz de Deus e as palavras do Senhor eram a base de sua fé. Confiado nas promessas de Deus ele direcionou toda sua vida. À medida que o Senhor falava com ele sua fé era alimentada e mais confiante se tornava.

Deus é tão maravilhoso que também nos ensina o que a fé permite alcançar. Lendo essa frase você pode pensar que existe um limite, mas você verá nas passagens seguintes que não há limites para aquele que tem fé.

Vamos refletir sobre sete palavras que Deus deu a Abraão, sobre as quais firmou sua fé:

1. Renúncia / Obediência

sai de tua terra” (Gn 12.1).

A primeira Palavra de Deus para Abrão foi sobre Renúncia. O Senhor o mandou sair de sua terra e do meio de sua parentela. Isso significava deixar sua área de conforto e partir para um lugar incerto aos olhos humanos, mas sob a certeza da dependência de Deus.

Foi assim que Abrão deixou a terra de Ur em busca da sua promessa. Foi preciso fé para fazer uma longa caminhada por lugares desconhecidos. A cada horizonte que olhava meditando onde seria a terra da promessa até que o Senhor lhe mostrou. Mas para ganhar uma terra que fosse de Deus, pela fé, precisou deixar sua própria terra.

Muitas pessoas querem ter mais fé, porém não estão dispostas a renunciar. Prazeres, pecados e até mesmo direitos naturais como estar entre família, no caso de Abrão, podem ser requisitados pelo Senhor para renunciarmos.

Para ter mais fé você estaria disposto a renunciar?

Renuncie o que for preciso para ter mais fé!

2. Caráter / Modelo

sê tu uma bênção” (Gn 12.2).

A segunda Palavra de Deus para Abrão foi sobre seu caráter. Enquanto caminhava em busca da promessa, sua personalidade precisou ser moldada. Duas vezes Abrão errou dizendo que sua esposa seria sua irmã (Gn 12.13-19; 20.1-16). Por isso seu caráter precisava ser transformado por Deus.

O Senhor definiu que o caráter de Abrão deveria simplesmente ser uma bênção. Ou seja, tudo o que falar ou fizer teria que ser abençoado. Para isso deveria fugir de tudo o que não fosse bom ou proveniente do Senhor.

Para ter mais fé é preciso deixar o Senhor modificar o nosso caráter. Precisamos procurar ser imitadores de Cristo (I Cor 11.1) para ter um caráter abençoado “até que todos cheguemos à unidade da fé, e ao conhecimento do Filho de Deus, a varão perfeito, à medida da estatura completa de Cristo” (Ef 4.13).

Para ter mais fé você está disposto a deixar o Senhor moldar o seu caráter?

O caráter precisa ser transformado para receber mais fé!

3. Promessa / Responsabilidade

em ti serão benditas todas as famílias da terra” (Gn 12.3).

A terceira Palavra de Deus para Abrão foi uma promessa. Ele já havia renunciado sua terra em prol da que o Senhor lhe daria. Seu caráter já estava sendo forjado pelo Senhor. Agora ele já podia receber uma promessa de Deus.

O Senhor prometeu a Abrão que teria filhos e uma família abençoada. Além disso, também abençoaria todas as famílias da terra através de sua fé. Sua fé seria tão grande o suficiente para sua família e todas as outras.

Muitas vezes buscamos fé para abençoar nossas famílias apenas. Deus quis dar a Abrão a fé para abençoar todas as famílias da terra. Tales seja por querermos bênção somente para nossas casas é que não recebemos a fé necessária para vencer.

Há uma promessa do Senhor para nossas famílias, mas isso precisa ser compartilhado com outras pessoas também.

Para ter mais fé você estaria disposto a compartilhar a promessa com outras pessoas?

Receba a promessa do Senhor e abençoe todas as famílias também!

A Escolha de Abraão: Depois de receber as promessas em Gênesis 12, Abraão aguardou 25 anos para o nascimento de Isaque, o primeiro passo visível para o cumprimento da palavra de Deus. Vários anos passaram, e Deus mandou que ele matasse o filho da promessa. Não seria suficiente ter outro filho (mesmo se fosse possível), porque a promessa especificou Isaque (18; Gn 21:12). Se Abraão obedecesse a ordem de Deus, a única solução seria uma ressurreição, algo até então inédito. Abraão creu que Deus faria o que nunca tinha feito!

4. Confiança / Esperança

conta as estrelas” (Gn 15.3).

A quarta Palavra de Deus para Abrão foi para que sonhasse. Embora estivesse bem acordado, Deus o conduziu até fora de sua tenda e lhe mandou contar as estrelas. Enquanto contemplava o céu estrelado, os olhos espirituais de Abrão foram abertos e começou a sonhar. Imaginou uma multidão de pessoas inumerável como as constelações.

A partir daquele momento a vida de Abrão mudou muito. Um velho de noventa anos, com olhos já cansados agora, mesmo na escuridão da noite, tinha o brilho de um sonho no olhar. Foi este sonho que motivou a vida de Abrão pelo resto de sua vida.

Certa vez aprendi que ‘um homem sem um sonho é um homem morto’. Os sonhos dinamizam a vida de qualquer pessoa. Uma pessoa frustrada não consegue mais sonhar.

Se a fé é “é o firme fundamento das coisas que se esperam, e a prova das coisas que se não veem” (Hb 11.1) e se também devemos andar “por fé, e não por vista” (II Cor 5.7), então precisamos aprender a sonhar. Deus nos deu a mente com capacidade para imaginação para criar pensamentos e sonhos abençoados. Esta é uma maneira de alimentar a fé.

Faça como Abrão, conte estrelas. Imagine você recebendo o milagre que tanto sonha. Feche seus olhos e veja seu ente querido recebendo Jesus. A pessoa que tanto ama sendo curada ou liberta pelo poder de Deus. Enquanto oramos devemos imaginar somente isso par fortalecer nossa fé.

Para ter mais fé você tem sonhado com o que pede ao Senhor?

Sonhe a cada momento com o que você crê!

5. Santidade / Separação

anda na minha presença e sê perfeito” (Gn 17.1)

A quinta Palavra de Deus para Abrão foi sobre Santidade. Para que Deus realizasse seu propósito em sua vida, precisaria santificar sua vida totalmente ao Senhor. Sarai sua esposa não havia entendido a promessa sobrenatural de Deus e quis ajudar ao Senhor cumprir sua promessa dando filho a Abrão através de sua empregada (Gn 16.1-15).

Com este ato, pararam de sonhar espiritualmente para agir carnalmente. Por isso Deus precisava santificar a vida de Abrão preparando-o para receber o propósito Deus para sua vida. Esta situação embaraçosa entre Sarai e Agar era um empecilho para que a família de Abrão fosse abençoada por Deus.

Em nossas vidas também precisamos nos santificar antes de receber o milagre de Deus. Como o Senhor ordenou a Josué “santificai-vos hoje porque amanhã o Senhor fará maravilhas no meio de vós” (Js 3.5). Deus já nos deu “toda sorte de bênçãos nas regiões celestiais” (Ef 1.3) só falta estarmos prontos para receber. Por isso Deus quer santificar nossas vidas nos preparando para ser abençoados.

Para ter mais fé você está disposto a santificar sua vida?

Santifique-se hoje para que sua fé aumente e receba o milagre amanhã!

6. Aliança / Compromisso

será contigo a minha aliança” (Gn 17.4)

A sexta Palavra de Deus para Abrão é uma Aliança. Aliança é um compromisso, pacto ou contrato. Deus garantiu para Abraão que lhe daria sua promessa. Da mesma forma que Deus garantia a Abrão, ele também deveria ter compromisso com Deus.

A partir de agora o nome de Abrão foi mudado para Abraão que significa “pai de numerosas nações” (Gn 17.5). Para não esquecer, Deus lhe deu um novo nome e todas as vezes que seu nome Abraão fosse dito, estaria lembrando-se da promessa.

Muitas pessoas querem ser abençoadas, mas não estão dispostas a assumir o compromisso de uma Aliança com Deus. Ao nos convertermos, passamos a ter um novo nome, fazemos tudo não em nosso nome, mas no nome de Jesus. Cada cristão deve carregar neste nome a promessa de ser um servo de Cristo.

Para aumentar sua fé é preciso ter uma Aliança de compromisso com Deus e usar a autoridade do nome de Jesus como garantia da promessa (At 4.12).

Para ter mais fé, você está disposto a fazer uma aliança com Deus?

Deus já tem um pacto com você, basta assumir compromisso com ele!

7. Abnegação / Sacrifício

toma teu filho, teu único filho” (Gn 22.2)

A sétima palavra de Deus para Abraão foi sobre Abnegação. Abnegação significa negar-se a si mesmo (Lc 9.23), deixando vontade e prazeres em prol da soberania do Senhor.

Deus já havia dado um filho a Abraão. Isaque significa sorriso e alegria (Gn 21.6). De fato este filho era o maior prazer para Abraão. Deus lhe fez uma prova de fé e abnegação porque a promessa que havia feito não era de lhe dar um filho apenas, mas multidões.

Até aqui o sonho de Abraão já estava cumprido. Mas a promessa de Deus era muito maior. Para saber se Abraão estava pronto para fazer parte do propósito Divino, precisava ser provado em sua fé. Se abrisse mão de seu sonho em prol do propósito de Deus, receberia muito além do que imaginava. Abraão aceitou o desafio. Abriu mão de sua alegria (Isaque) e recebeu a felicidade completa.

Quantas vezes queremos que Deus realize apenas nosso querer, sendo que se aceitássemos a sua vontade tudo seria muito maior e melhor. Por isso Jesus disse que “se alguém quiser vir após mim, negue-se a si mesmo, e tome a sua cruz, e siga-me” (Mc 8.34). É preciso abnegação para receber o que Deus tem para nossas vidas. Uma mão fechada não está pronta para doar e nem para receber.

Para aumentar sua fé, você estaria disposto a abrir mão de sua alegria?

A abnegação é a maior prova de fé que alguém pode enfrentar!

 

Autor Desconhecido — Texto com adaptações.

Gerar PDF

Você pode gostar...