Paz

PazÉ provável que você já tenha verificado que existem conflitos em seu coração — não há paz — e como é difícil viver sem paz! E se você olhar ao seu redor, logo perceberá que não existe paz no mundo; guerras e conflitos sempre estiveram ligados à história do homem. Mas qual é a origem dessa falta de paz? A Bíblia, a Palavra de DEUS, mostra-nos que todos os conflitos procedem de dentro (1) do homem, e acerca da raça humana diz: Não há um justo, nem um sequer… todos se extraviaram… não há quem faça o bem… em seus caminhos há destruição e miséria, e NÃO CONHECERAM O CAMINHO DA PAZ (2).

O nosso parente mais distante, o primeiro ser humano, desobedeceu a DEUS, buscando viver de maneira independente d’Ele. E assim, por um homem entrou o pecado no mundo, e pelo pecado a morte, assim também a morte passou a todos os homens por isso que todos pecaram (3). Eis a raiz de todo o conflito que existe no coração do homem: Porque todos pecaram e destituídos estão da glória de DEUS (4).

Todo ser humano é, por natureza, um pecador, separado de DEUS e sujeito à morte e à condenação eterna. Por causa do pecado, aos homens está ordenado morrerem uma vez, vindo depois disso o juízo (5). Não há nada tão terrível quanto a perspectiva de você ter que se encontrar com DEUS na condição de Seu inimigo, para ouvir a solene sentença: Apartai-vos de Mim, vós todos os que praticais a iniquidade (6). Nada mais restará então, senão uma certa expectação horrível de juízo, e ardor de fogo, que há de devorar os adversários (7).

Mas DEUS, na Sua infinita compaixão, quis reconciliar consigo as Suas criaturas. O homem tornou-se inimigo de DEUS por causa do pecado, mas DEUS amou o mundo de tal maneira que deu o Seu Filho unigênito (8), o Senhor JESUS CRISTO, o Qual na Sua carne desfez a inimizade… fazendo a paz, e pela cruz (9) pôde reconciliar o homem com DEUS. E Ele mesmo afirma: Quem ouve a Minha palavra, e crê naquEle que Me enviou, tem a vida eterna, e NÃO ENTRARÁ EM CONDENAÇÃO, mas, passou da morte para a vida (10).

JESUS CRISTO foi condenado no lugar do pecador, levando Ele mesmo em Seu corpo os nossos pecados sobre o madeiro (11). Toda a justiça foi assim feita, pois DEUS O ressuscitou dos mortos (12). Agora todo aquele que crê no Senhor JESUS CRISTO (13) recebe a salvação: é reconciliado com DEUS. Porque foi do agrado do Pai que toda a plenitude nEle habitasse. E que, havendo por Ele feito a PAZ pelo sangue da Sua cruz, por meio dEle reconciliasse Consigo mesmo todas as coisas… para perante Ele vos apresentar santos, e irrepreensíveis, e inculpáveis (14). Sendo pois justificados PELA FÉ temos PAZ com DEUS, por nosso Senhor JESUS CRISTO (15).

E você, querido leitor, já tem PAZ com DEUS? Reconcilie-se com Ele agora mesmo, reconhecendo-se pecador e crendo no Senhor JESUS CRISTO como aquEle que recebeu, em seu lugar, todo o juízo que você merecia. E receba dEle estas doces palavras:

DEIXO-VOS A PAZ, A MINHA PAZ VOS DOU… NÃO SE TURBE O VOSSO CORAÇÃO NEM SE ATEMORIZE (16).

Os Textos Bíblicos são:

Marcos 7.23; Romanos 3.10-17; Romanos 5.12; Romanos 3.23; Hebreus 9.27; Lucas 13.27; Hebreus 10.27; João 3.16; Efésios 2.15-16; João 5.24; 1 Pedro 2.24; Atos 13.30; Atos 16.31; Colossenses 1.19-20, 22; Romanos 5.1; João 14.27