Manso e Suave

Muitíssimo conhecido este hino e cantado especialmente em todo o mundo cristão nos apelos para aceitação de Cristo como Salvador! Pois ele foi escrito, originalmente, por um compositor que se tornou milionário à custa de escrever, primeiramente, músicas seculares, dedicando-se, mais tarde, unicamente à música sacra, Seu nome é Will Lamartine Thompson, nascido no estado de Ohio, EUA, em 7 de novembro de 1847, tendo vivido até 1899. Apesar das dificuldades financeiras por que passavam os compositores de música popular da sua época, Will se enriqueceu devido ao bom senso comercial que possuía.

Dize-se que se converteu a Cristo na infância e, aos 16 anos de idade, já começara a compor músicas. Conta-se até que, quando tinha 28 anos de idade, já compunha muito e quis vender quatro de suas músicas por cem dólares; só lhe ofereceram vinte e cinco dólares. Indignado, resolveu publicá-las por sua própria conta e ficou surpreso ao verificar a grande aceitação por parte do público. Daí por diante, o sucesso foi aumentando cada vez mais até que Thompson resolveu fundar uma casa de músicas, na qual passou a vender, também, pianos, órgãos e outros instrumentos musicais.

Contudo, Thompson sentia que devia algo a Deus e, por isto, dedicou, mais tarde, o seu talento de compositor unicamente à música sacra. Muitas vezes colocou seu piano numa carroça puxada por dois cavalos e ia para a roça tocando e cantando hinos de sua autoria. O hino que estamos focalizando é um entre outros que Thompson escreveu e merece destaque porque recebeu uma homenagem toda especial do famoso evangelista Dwight Lyman Moody. Foi assim:

“Thompson foi visitar Moody que se encontrava gravemente enfermo. Tão grave era seu estado de saúde que o seu médico não permitia que o visitasse. Moody, no entanto, ouvindo a voz de Thompson, pediu-lhe que entrasse. O grande evangelista, agarrando a mão de Thompson disse: “Will, preferia ter escrito o seu hino “Manso e Suave”, mais do qualquer outra coisa que tenho feito em toda a minha vida”. Essa declaração, saída dos lábios de um dos maiores evangelistas de todos os tempos, valeu-lhe como uma consagração, foi uma homenagem máxima!”.

A música foi, também, composta por Will Lamartine Thompson, o “compositor milionário”, e a letra, em português que temos agora é uma tradução feita pelo Sr. Eduardo Henrique Moreira (1886-1980).

Manso e Suave

Manso e suave Jesus ‘stá chamando;
Chama por ti e por mim.
Eis que Ele à porta espera velando;
Vela por ti e por mim.

Vem já! Vem já!
Alma cansada, vem já!
Manso e suave Jesus ‘stá chamando;
Chama:  “Õ, vem, pecador!”

Pois que esperamos?
Jesus convidando,
Convida a ti, sim, e a mim.
Oh, não desprezes mercê que está dando,
Sim, dando a ti, dando a mim.

Correm os dias, as horas se passam,
Passam por ti e por mim.
Transes de morte por fim nos esperam,
‘Speram por ti e por mim.

Oh! grande amor que Jesus nos tem dado!
Tem dado a ti, dado a mim.
Veio salvar-nos do tão vil pecado;
Veio por ti e por mim.

Letra: Will Lamartine Thompson – Nasceu no dia 7 de novembro de 1847 em East Li­ver­pool, Ohio, EUA. Faleceu no dia 20 de Setembro de 1909 em Nova Iorque, EUA. Repousa no cemitério Ri­ver­view em East Li­ver­pool, Ohio, EUA.